O correr e suas nuances" ( ou "A corrida e suas nuances" ) é uma obra criada e escrita por Pompeo M. Bonini: Projetada e idealizada para interagir ideologicamente e conceitualmente com todos os outros livros que escrevi. Nesta interação descobrimos os aspectos holísticos que são as novas nuances da vida... Basta clicar à esquerda nos capítulos ( hiperlinks ) descritos que você segue a tragetória que segui em épocas de treinos árduos ora com metas de competir, ora com metas de deleitar-me com o ato de correr e sentir a natureza. Em trilhas sinuosas pelas matas de lugares longíncuos ou perpassando o asfalto da cidade, seja fartlek ou longão correr é correr e quando passa a fazer parte de nosso estilo de vida provoca alterações em nosso modo de pensar e sentir a vida por alterar ou amplificar determinadas sensações e pensamentos que provêm de quê? Essa é a meta desta obra: buscar o cerne da verdade! Não deixe de fazer seus comentários ao final de cada capítulo, isto contrinuirá para nossas efusivas, enfáticas e complexas reflexões!

11.5.09

CAP. 6- O GRANDE PROBLEMA DO DIA A DIA

CAP. 6- O GRANDE PROBLEMA DO DIA A DIA
Em quê consiste o seu aporte de atividades diárias? O quê você faz? Qual é o benefício ou ganhos que você consegue com as coisas que faz? São positivos estes ganhos, ou negativos?
Começando este capítulo com esta série de perguntas quero trazer uma série de temas que muitas vezes não paramos sequer para refletir, que são na verdade as coisas mais importantes de nossas vidas: o que estamos fazendo delas. Não trata-se de um interrogatório inquisitivo. É interessante notar como muitas vezes fazemos algo que achamos fazer bem e na verdade faz mal, ou em outras vezes ocorre de sabermos que determinada coisa faz mal, mas o fazemos pelo prazer que isso nos proporciona. Pagamos o preço do prazer por assim dizer, exemplos clássicos seriam as drogas como bebidas, cigarros, ópio entre outras diversas. Ocorre da mesma maneira na corrida, pois há corredores impertinentemente insistentes que, enquanto podem estão correndo, mesmo sabendo que a corrida está provocando um mal ao seu corpo, este é um erro muitas vezes cometidos, já que no caso referido há prazer em correr, e o prazer é tão grande que chega a superar a dor que provém do treino. São por assim dizer dois lados opostos: o positivo e o negativo. Isto tudo são as causas de micro-fraturas ou tendinite, e um médico ou treinador assim diz: - Você teve este problema porquê correu muito em asfalto – Não, não meus amigos leitores, eu diria sim que o problema em si não proveio do fato de correr-se muito em asfalto, mas sim da excessiva vontade de correr, vontade esta que é vinda do prazer de correr, poderíamos comparar como uma overdose de drogas, este é o dito overtrainning, que causa o desgaste excessivo de articulações, músculos e ossos. Muitas vezes portanto, quando pensamos adquirir ganhos positivos com a atividade física nos ocorre o revés, ou seja, malefícios dos mais diversos se apoderam de nosso ser. Por isso diz-se que um atleta nem sempre é sinônimo de saúde, pois este visa primordialmente a vitória, e pouco se importa com conseqüências posteriores. O típico exemplo que retrata isto de que falo aqui é o fato de muitos atletas de diversos esportes se aposentarem em decorrência de uma grave lesão adquirida por motivos diversos, mas que seguramente não viriam a aparecer se estes não se preocupassem única e exclusivamente com o caráter competitivo da atividade físico. Preste muita atenção ao nível de atividades físicas que você pratica, não a curto prazo, mas sim a longo prazo, pois no decorrer dos anos construímos ou destruímos nossos corpos. Comparo aqui à uma casa, que precisa ser acrescentada em detalhes, muitos, ao invés de se preocuparem com estas nuanças chamam a demolidora e acabam de uma vez por todas com a edificação. Assim vemos que a casa de nosso corpo deve ser constantemente valorizada com bastante presteza. De quê forma? Simples e fácil: tomando os devidos cuidados, e não caindo na influência enganosa da sociedade competitiva, veja como: alongue-se da forma devida e não sobrecarregue-se.
Direi que fomos envolvidos por este tema de uma maneira bastante simplista, porém não lubridiados, pois muitas vezes a simplicidade é a base de um proceder correto e aceitável, quero colocar que no que concerne aos preceitos estabelecidos pelas nossas metas deve-se Ter bom senso e discernimento para fazer o certo no momento certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário