O correr e suas nuances" ( ou "A corrida e suas nuances" ) é uma obra criada e escrita por Pompeo M. Bonini: Projetada e idealizada para interagir ideologicamente e conceitualmente com todos os outros livros que escrevi. Nesta interação descobrimos os aspectos holísticos que são as novas nuances da vida... Basta clicar à esquerda nos capítulos ( hiperlinks ) descritos que você segue a tragetória que segui em épocas de treinos árduos ora com metas de competir, ora com metas de deleitar-me com o ato de correr e sentir a natureza. Em trilhas sinuosas pelas matas de lugares longíncuos ou perpassando o asfalto da cidade, seja fartlek ou longão correr é correr e quando passa a fazer parte de nosso estilo de vida provoca alterações em nosso modo de pensar e sentir a vida por alterar ou amplificar determinadas sensações e pensamentos que provêm de quê? Essa é a meta desta obra: buscar o cerne da verdade! Não deixe de fazer seus comentários ao final de cada capítulo, isto contrinuirá para nossas efusivas, enfáticas e complexas reflexões!

23.3.09

Cap. 18- CORRIDA E DESLIGAMENTO DO MUNDO

Cap. 18- CORRIDA E DESLIGAMENTO DO MUNDO
Quero aqui expor de forma bastante atrativa a teoria de que a corrida nada mais é que um momento de silêncio, um momento em que estamos voltados para nossos próprios corpos. Num acontecimento quase que mágico estamos em uma atividade sagrada. Se você quer saber o que é mesmo correr desta maneira eu lhe explicarei com todo o prazer de que creio ter a capacidade de explicar, podemos correr de diversas maneiras, é bastante condizente compararmos a corrida com a leitura, pois da mesma maneira que posso ler num ônibus horrivelmente barulhento e que não para de balançar um momento sequer para que meus olhos se prostrem nas letras respectivas, posso decidir ler numa mesa com boa iluminação, cercada de silêncio num local bem arejado. Bastante diferentes estas duas situações, isso é fato evidente que somente vêm a nos trazer algo com que comparar a idéia que será em seguida passada.
Pois veja bem você meu apreciado leitor, que podemos fazer esportes de diversas maneiras é claro. A corrida especificadamente que é nosso esporte em tema, pode ser feita de diversas formas. Posso eu correr em uma cidade barulhenta, poluída e cheia de lixo na calçada, ou é possível que eu queira me deliciar com uma prazerosa corrida através dos campos naturais de determinado local. Assim está dito que a corrida é uma atividade mágica, mas intensamente retiro o que disse pois há variados tipos de corridas e não são todos os que podem apresentar esta magia de que estou falando. Alguns tipos de treinos apresentam somente meros lapsos desta energia, enquanto que em outras situações pode-se chegar à uma forma de êxtase na corrida, não quero mistificar uma atividade de forma a distorcer a realidade, mas há momentos de intensos sentimentos. Estes momentos é o que estou querendo nomear de momentos mágicos. Saiba você, por exemplo, que eu em minha constância já tendo corrido 7 maratonas em quatro já cheguei chorando de corpo e alma, pois os sentimentos me afloraram de forma extraordinária. As lagrimas são na verdade de uma vitória, é uma vitória pessoal a qual não conseguiria descrever com perfeição nem escrevendo cinco livros sobre este assunto, ocorre que estes sentimentos fortes inundam a alma de forma digna, que mostram na realidade como os seres humanos conseguem ter uma superação pessoal. Esta superação é demonstrada através das lágrimas, que resvalam pelo rosto, enquanto que o corredor tendo chegado ao seu objetivo sente-se num estado da mais pura plenitude sentimental e ideológica.
É assim que ocorre, mas como já visto, não são todos que correm com o coração. Muitos ficam atados aos valores competitivos, e segundo meu modo de pensar pode haver um corredor de excelentes tempos, que seja da elite, mas que de tão influenciado pelos valores competitivos de nossa sociedade acaba perdendo em muito a sua caracterização como pessoa, e por isso perde em muito igualmente no que dizemos serem características psicológicas positivas, ficando restrito apenas em pensar em ganhar, não sabe ele que a maior vitória que podemos internalizar em nossas vidas é confraternizar com outras pessoas de forma positiva, alegre e benéfica, é também se emocionar de forma expansiva, para mostrar à todos que o que estamos desempenhando são coisas que têm grande valor para nossas vidas.
O mais importante nunca é ganhar, já vi corredores mal humorados em decorrência de valores competitivos, que foram auto aplicados em suas mentes, e, penso ser este um erro bastante comum para as pessoas que praticam este esporte, que é influenciado pelas idéias competitivas que traz a mídia consigo.
Para seu deleite intentaremos executar aqui a técnica de concentração que já foi explicada, porém não executada no capítulo 4 Tópico 1, note que estamos utilizando isto para facilitar o entendimento da matéria que estou expondo a você neste capítulo:
Desligue agora mesmo todas as idéias que são relativas à interferência de todos os meios de comunicação sobre sua vida, e, naturalmente veja-se jogado em meio à uma selva, uma selva bastante espessa, você está deitado e não sabe como apareceu ali, tenta recordar-se de algo, porém sem êxito não se lembra de nada. Muito confusa está sua mente, mas, à proporção que se dá conta do local nota que há muitos sons e ruído, são na verdade macacos e pássaros que fazem da selva uma verdadeira orquestra. Naturalmente assustado após constatar o perigo que corre, num súbito movimento você levanta, olha com os olhos o mais abertos possíveis à procura dos animais que fazem tanto rebuliço, mas não os encontra. Já mais calmo decide ficar parado por momentos, e nota estranha tranqüilidade no local. Sentindo-se reconfortado inicia uma caminhada leve através da inóspita mata. Derrepente apercebe-se de que há uma trilha por perto, uma trilha que porventura sobe bastante na altimetria, e você nota que quanto mais sobe mais bonitas são as flores e plantas que o cercam, pois sem mais delongas inicia você uma corrida leve, que aos poucos fica mais rápida, a beleza se apresenta cada vez mais apreciável, inclusive a fragrância das flores é algo pelo qual é chamada sua atenção. Opinadamente você decide que este é um afloramento de suas energias, e sente-se ligado de certa forma à tudo aquilo que vê, você crê ser impressionante toda a paisagem que o cerca, e têm surpresas que não esperava, pois é a natureza grande fonte de prazeres à visão, audição e tato senão ao próprio discernimento. Ao pico da montanha você olha a paisagem que se prostra diante de seus pés e têm grande sentimento de congratulação.
Depois naturalmente creio que a sugestão dos leitores seja de que o personagem fantástico cai da cama e se desperta com um estrondoso despertador, que o acorda para o trabalho, ou então que este corredor acorde batendo fortemente com a cabeça no banco da frente de um ônibus, quando este parara bruscamente em um ponto, mas não leitores. Quero dizer a estes sugestivos que o que estou propondo uma coisa bastante real, e que se queira a vontade dos humos que se concretize e não fique somente no campo das idéias, mas é fato real que para que algo se execute com suma presteza é necessário que este parta antes de uma idéia é claro, pois já temos aqui as idéias... Sem mais conversas ímpias tentarei desembuchar o que transborda de meu cérebro ( espero que não tenha sido esta uma conjetura desagradável às damas que lêem estes escritos, mas tendo sido reclamo clamor por partes destas digníssimas damas )
Já foi dito que a corrida pode ou não ser mágica, dependendo exclusivamente do modo com a qual é desempenhada, pois posso correr estando eu contribuindo ainda mais para uma situação estressante, ou então posso correr de uma forma tão natural quanto mágica. O erro é que as pessoas ficam entretidas com o ato de correr de forma mecanizada, o que é em um contexto analisado de forma mais realista uma característica da própria sociedade, veja que, tal pessoa corre tantas vezes por semana de tal maneira, e assim por diante outras pessoas o fazem com mudança de quantidade de dias e de tipos de treinamentos, porém uma coisa sempre é igual, que é na verdade a forma automatizada com que fazem o treino, perdendo a característica de originalidade do treino, o próprio improviso é algo que faz com que experimentemos novas sensações, dando estímulos diferentes aos nossos corpos e estimulando assim as regiões cerebrais ligadas aos sentimentos diversos.
É portanto estritamente necessário experimentarmos que seja um dia em nossas vidas correr em lugar totalmente inusitado, como seja uma praia a quem não o fez ou que seja uma trilha ladeada de flores a qu6em não o fez. Contanto é importante não se contentar em achar que a corrida é algo simplista, pois vimos que pode ser desempenhada de forma muito mais expansiva e completa.
Visto isso espero que vocês experimentem esta sensação de plenitude, que se aproxima em algo que possa ser chamado de mágico e que trata-se nada mais nada menos que um desligamento do mundo.
Enganosos pensamentos seriam estes se a tua interpretação for intrépida, pois o quê julga ser você o desligamento do mundo, isso pode dar a cômica impressão de que o mundo é lidado numa tomada de 220 Wolts, pois aí está o erro. O quê consideramos como mundo é a situação em quê vivemos, mas na verdade a verdadeira essência do mundo é natural, vivemos como já dito em um mundo artificial, a corrida mágica é portanto o desligamento do mundo artificial, e um envolvimento pelo mundo natural, esta seria a corrida a qual mediante meu modo de pensar é a corrida mágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário