O correr e suas nuances" ( ou "A corrida e suas nuances" ) é uma obra criada e escrita por Pompeo M. Bonini: Projetada e idealizada para interagir ideologicamente e conceitualmente com todos os outros livros que escrevi. Nesta interação descobrimos os aspectos holísticos que são as novas nuances da vida... Basta clicar à esquerda nos capítulos ( hiperlinks ) descritos que você segue a tragetória que segui em épocas de treinos árduos ora com metas de competir, ora com metas de deleitar-me com o ato de correr e sentir a natureza. Em trilhas sinuosas pelas matas de lugares longíncuos ou perpassando o asfalto da cidade, seja fartlek ou longão correr é correr e quando passa a fazer parte de nosso estilo de vida provoca alterações em nosso modo de pensar e sentir a vida por alterar ou amplificar determinadas sensações e pensamentos que provêm de quê? Essa é a meta desta obra: buscar o cerne da verdade! Não deixe de fazer seus comentários ao final de cada capítulo, isto contrinuirá para nossas efusivas, enfáticas e complexas reflexões!

22.7.09

Palavras do autor

Observações preliminares:

       O maratonista vê e mesmo sentindo as dificuldades ( sentindo ) consegue ultrapassar aquilo que supunha ser um limite ( o limite da velocidade, da distancia, da dor, da exaustão, do sol, o limite do que os outros dizem a ele, o limite às vezes que ele mesmo se colocava ) colocava... não coloca mais é assim que ele supera... mas a diferença entre o coloca e o colocava é grande, e para haver esta mudança entre os dois ele deve ter um lapso de criatividade, um insight emocional talvez possa provocar esta mudança, e este lapso ou insight provém de quê? ( dele mesmo? ).
      Não certamente quando um ser humano utiliza todas as suas capacidades sejam cognitivas ou físicas fica mais fácil abrir para o emocional e abrindo para o emocional ele têm acesso ao campos mórficos ou campo " akáshico" onde o inconsciente coletivo flui.
      Daí é o lugar que ele extrai a ideia da realidade mais real e verdadeira de que a única coisa que existe na verdade é a mente ( como diz a física quântica ) então o corpo apenas acompanha os padrões vibratórios pelos quais andam a mente, é como se fosse um jogo pois na medida que o exercício corporal aumenta a vivacidade mental aumentando os padrões e melhorando a vibração a mente por sua vez também aumenta o movimento corporal. Funciona de maneira cíclica e só cai quem deixa o ciclo parar em uma das duas polaridades sem equilibrar com a outra.
        Seja você filósofo, maratonista ou místico acredite que este livro, dentro de sua complexidade nos auxiliará no entendimento dos detalhes mais incríveis da arte de correr! escrever o livro " O correr e suas nuances" foi como correr uma maratona: passei por momentos de criatividade frenética e efusiva e tentei com meu corpo acompanhar a velocidade em que fluía minha mente: pois perante a dialética das idéias o corpo deve subsistir superando horas e horas à fio durante muitas noites... Ora estas... A medalha será seu comentário e suas observações ao fim de cada capítulo! Será absolutamente enriquecedor! ( Pompeo )


PALAVRAS DO AUTOR:

Mesmo que seja com somente uma página...
Não queira tocar alaúde ou harpa.
Trocadilhos inintendíveis não foram feitos para entender.

No intuito de expandir o conhecimento geral acerca da corrida e suas nuanças quis fazer um livro, tenho vontade de refletir sobre a corrida, e esta vontade é o motor que me faz escrever e pensar. O mundo de hoje está cheio de pessoas que somente se preocupam com as situações corriqueiras do dia a dia, e assim sendo não param para pensar mais profundamente nos assuntos que dizem respeito a si mesmas.
A grande massa de pessoas não tem uma opinião reflexiva formada, ou mesmo suas opiniões são cópias das dos outros, justamente por não usarem suas capacidades racionais corretamente como, por exemplo, quando alguém assiste os noticiários televisivos simplesmente por assistir, e quando muito comentam algo sobre algumas reportagens, quando na verdade deveriam perguntar: Por quê? Como? Como poderia ser mudada esta situação? Pode ser mudada? O quê é isso? Entre estas muitas outras perguntas podem e devem ser formuladas, das próprias perguntas surgem algumas conclusões interessantes, e destas conclusões o assunto é abordado muito mais profundamente que parece.
A banalização dos assuntos mais importantes para a vida de alguém é a grande inimiga da capacidade racional do ser humano. É o que ocorre na mídia em geral, pois as pessoas são bombardeadas com uma grande variedade de assuntos, principalmente informações. Isso por si só não faz com que a pessoa se torne capaz de refletir sobre tudo o que assiste e vê. Podemos passar isso para a vida real: há uma grande necessidade de refletir-se sobre aquilo que estamos fazendo, pois ao contrário disso vamos fazer as coisas com uma grande mecanização, deixando assim de ter plena consciência do que fazemos.
Se você é corredor ou não eu não sei. Talvez a importância deste livro não seja induzir as pessoas a começarem a correr, mas sim a refletir. Refletir sobre a vida e sobre a corrida. Meu nome é Pompeo Marques Bonini e sempre morei na cidade de São Paulo, uma cidade considerada um verdadeiro pólo industrial, cultural e comercial. No momento estou fazendo faculdade de Educação Física na universidade UNISA (Universidade Santo Amaro), 2o ano. Gosto muito de escrever, a pesar de não ter conhecimentos técnicos específicos a respeito desta nobre arte. Gostaria que os meus leitores tentassem extrair algo de útil deste livro, pois como todos os livros sabemos que nem tudo é bom, pois o ser humano mesmo estando em sua plenitude não chega à sublime perfeição, assim sendo, se destes escritos alguém se sentir bem mesmo que seja com somente uma página, eu me sentirei realizado.
Quero também dizer aqui que meus planos não se limitam tão somente a escrever um livro. Há idéias de fazer-se reuniões periódicas de senso democrático, reuniões estas que visam o aprimoramento do conhecimento a cerca da corrida e respectivamente da vida em seus mais diversos aspectos, que como não pode deixar de ser estão intrinsecamente ligados. Pois nestas reuniões estariam inseridas diversas áreas de assuntos como: Psicologia, Filosofia, Corrida. Quero ressaltar que a importância reflexiva das pessoas pode ser um motor para as suas próprias consciências. Os assuntos debatidos seriam inseridos neste livro como fonte de estudo para corredores e técnicos interessados.
O labor a ser realizado é portanto bastante plausível, contribuirá para o enriquecimento no âmbito esportivo, já que, nesta área está tão frágil e fraco o conhecimento. Às vezes, com muita razão, chego a pensar que as pessoas ligadas ao esporte somente preocupam-se com aspectos práticos, e por isso, veementemente profissionais das diversas áreas chamam o professor de Educação Física de “burro”, ou mesmo que este possui um intelecto baixo e não sabe fazer outra coisa senão gritar e ficar pulando. Não contrario este conceito, pois eu mesmo já vi muitas coisas incorretas neste aspecto. É lógico que não devemos generalizar esta idéia, o correto é mudar isso, e perguntarmos: O quê fazer para mudar isso? Este livro está então relacionado a essa vertente. Engrandecendo o esporte de uma forma saudável para o corpo e principalmente como não poderia deixar de ser: para a mente.
É possível viver sem discutir os problemas do mundo, mas, estaríamos perdendo em muito para a nossa realização se assim for. Devemos viver sempre perguntando e querendo aprender coisas novas. Se eu acabei de aprender algo, logo devo querer duvidar disso, e através destas imperiosas dúvidas chegar a conclusões que extrapolam os limites do simples.
Interessante é notar que nisto tudo eu quero dizer que há uma grande porção da população que vive sem viver, ou seja: não conseguem ter discernimento próprio a respeito das coisas. Uma opinião construtiva é algo que muito ajuda, e, uma crítica às vezes nada mais é que uma aproximação da realidade.
Além disso, há um outro fato de que estamos muito acostumados com as coisas práticas da vida e não existe tempo algum em nossas agendas para refletir sobre determinado assunto. Devemos trabalhar e logo sobreviver, por isso o “mundo das idéias” passa a não existir em nossas vidas. Fato que infelizmente ocorre com a maioria da população independente de status, sexo, idade ou condição social. Querendo fazer uma análise um pouco mais profunda acerca da corrida está proposto este livro que será respectivamente dividido em diversos assuntos, cada qual com seu assunto específico, quero ainda deixar claro que quanto mais aprofundados forem nossos estudos maior será o aproveitamento de nossa jornada. Não quero escrever sobre coisas insignificantes, algumas pessoas sabem que na sociedade em que vivemos hoje a maioria das coisas são de cunho passageiro e mesquinho, que somente servem para o mais puro entretenimento passageiro. Totalmente oposto às idéias, pensamentos e conhecimentos que são postergadas para a humanidade através de grandes sábios. Poderíamos aqui nestas linhas citar inúmeros livros considerados clássicos da humanidade, mas as pessoas, em sua constância, preferem perder seus tempos em fatos e ações mecanizadas, que em nada acrescerão às suas capacidades críticas.
Nobremente me disponho a esclarecer e junto aprender com vocês leitores, pois o conhecimento nada é senão um pedaço de uma grande trajetória a ser trilhada, que sempre se transforma. Minha luta será a sua, não necessariamente minhas opiniões serão as mesmas que as de outrem, mas reluto por descobrir a causa das causas juntamente contigo. Ninguém é mestre até que diga que seus conhecimentos servem para abrir novos caminhos, e que eles nunca serão uma verdade definitiva, e são voláteis como é um mar de mel, senão leves como o ar, e que de um momento para o outro podem de uma brisa virar um verdadeiro vendaval.
Há algum tempo atrás escrevi um livro sobre corrida e maratona intitulado “Vamos pensar e correr”, neste livro abordei sobre a corrida de uma forma muito abrangente, retratando aspectos bastante divergentes entre si. Levei um exemplar ao professor de Filosofia Ari, que leu e me passou sua opinião sobre o livro: disse que o livro a pesar de original não tinha uma “coluna vertebral”, ou seja, as idéias a pesar de boas não eram fluentes. Espero que com isso eu aprenda um pouco, sendo para min uma provocação a mais a escrever outro livro, existem outras provocações é claro, que com grande honra no decorrer destes apontamentos esclarecerei aos leitores.
Falei que serão de cunho bastante sério estes estudos que aqui se retratarão, dizendo algo sobre as coisas passageiras e ínfimas da vida, não quero ser com isso ser considerado pelos críticos um autor taciturno, mas sim dar a devida importância ao que é importante na vida, que é respectivamente tudo aquilo que acrescenta e valoriza a mais refinada aura dos sentimentos e verdades humanas. Fazer rir de um modo agradável à inteligência é diferente de extrapolar os limites do respeito aos outros, pois de livros e meios de comunicação espalhafatosos o mundo está cheio, não sendo necessário mais um, com isso quero dizer que não será este um livro alquebrado em sua própria discrepância, mas que suas próprias idéias provoquem os risos da razão. É possível viajar através de todos os estudos e não deixar para traz a agradável surpresa de que são formados os livros. Por ser um assunto que às vezes virá a ser maçante, há de deixar espaços ao descanso mental retratando, por exemplo, contos alternadamente no decorrer da descrição.
Tanto me prolonguei nesta introdução que devo a vossa excelência me desculpar com as mais laboriosas escusas, assim sendo, passemos ao próximo assunto com vigor. Cada introdução prolongada de um livro é uma verdadeira problematização, já que enquanto eu escritor quero escrever, você leitor quer acabar logo a introdução para logo passar ao verdadeiro e tátil conteúdo. Não vamos então mais jogar com a tua curiosidade, pois como todos sabem “se curiosidade matasse vossa mercê já estaria há muito tocando alaúde não se sabe onde...”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário